A unidade de Saúde Mental da Santa Casa de Igarapava completou, nesta terça-feira (7), 1 ano de atendimento após a reforma. Com 10 leitos e média de 20 internações por mês, o local já é referência em assistência psiquiátrica em toda a região.

Em 2015 o serviço foi iniciado e teve as atividades interrompidas seis meses depois. Em 2017, voltou a atender em setembro, obtendo o credenciamento em dezembro do mesmo ano. Após as adequações necessárias para o funcionamento, o setor foi oficialmente inaugurado em 7 de maio de 2018.

Os pacientes em surto são recebidos na urgência mental, avaliados e, nos casos necessários, encaminhados para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Mural, com desenhos feitos pelos pacientes, mostra a importância da continuidade do tratamento

A equipe liderada pela psiquiatra Dra. Gabriela Gouvêa, comemora os doze meses de atendimentos ininterruptos, observando a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição.

Letícia Barra, psicóloga, explica que o processo de acolhimento é o mais difícil. “Os pacientes chegam assustados, com medo e retraídos. Falar de ala psiquiátrica é muito complicado. Ainda existe muito preconceito, inclusive da família. Quando eles entendem o que estamos dispostos a ajudá-los, o tratamento se torna mais fácil”.

Com internações de, no mínimo, 7 dias, o tratamento envolve medicações, avaliações psicológicas e psiquiátricas e atividades expressivas.

A terapeuta ocupacional, Dáfine Fontana aposta nas atividades como ferramenta para melhor compreender os pacientes.

“É muito difícil, apenas conversando com os pacientes, extrairmos deles tudo o que eles sentem. Geralmente nestas atividades, eles nos mostram as suas dores, angústias, mágoas e medos. É em cima disso que montamos o tratamento”.

Além de Igarapava, a Santa Casa recebe pacientes de Ituverava, São Joaquim, Sales de Oliveira, Miguelópolis, Ipuã, Guará, Aramina, entre outras.

Há casos de esquizofrenia, depressão com surto psicótico, retardo mental, automutilação, dependência química de álcool e drogas e bipolaridade.

As atividades manuais fazem parte do tratamento oferecido pela Santa Casa

Na parede da sala de convivência, o mural, com desenhos feitos pelos pacientes, mostra a importância da continuidade do tratamento. A dor em cada traço, revela o desejo de morrer, de ter uma casa e uma família ou simplesmente de viver bem.

“Infelizmente, temos dificuldade de acompanhar os casos individualmente. A maioria dos pacientes são de cidades próximas, isso dificulta ainda mais. Temos pessoas que já foram internadas aqui mais de 8 vezes. É preciso que a família tenha consciência de que o tratamento precisa continuar fora da unidade e que sem apoio, esse paciente não conseguirá viver bem em sociedade”, afirma Dáfine.

A assistente social, Thaune Rodrigues comenta que, em alguns casos, os familiares optam por não buscarem os pacientes, mesmo após a alta.

“Temos um interno aqui há quase trinta dias. O irmão se recusa a buscá-lo, porque está aguardando uma vaga em uma clínica, que deve sair por determinação judicial. Existe o abandono dos familiares, dificilmente, comparecem às visitas e se interessam pelo tratamento”.

Para Dáfine, é preciso falar mais sobre a saúde mental, desmistificar a ideia de que os tratamentos são agressivos e desumanos.

“É gratificante receber um abraço quando o paciente vai embora. Não é só uma despedida, mas um agradecimento. Muitos pacientes saem daqui com total condição de conviver com a família, amigos e ter uma vida estável. Tem muita gente em Igarapava que não conhece o trabalho da unidade de Saúde Mental da Santa Casa. Muita gente ainda tem a ideia de que uma pessoa com problemas psiquiátricos vai ficar dopada e amarrada ao leito e não é nada disso”, finaliza.

Comemorações
Aniversário em dobro na unidade de Saúde Mental da Santa Casa. Nesta terça-feira (7), a psicóloga Letícia Barra soprou mais uma velinha e ganhou bolo surpresa de toda a equipe.

O “Parabéns para Você” foi entoado pelos colegas de trabalho e pelos pacientes da unidade.

[Best_Wordpress_Gallery id=”21″ gal_title=”Saúde Mental”]