Analisador libera resultados em até 5 minutos

Está instalado o novo analisador de íons seletivos no laboratório da Santa Casa de Misericórdia de Igarapava. Uma conquista, já que a instituição conseguiu adquirir o equipamento com recursos próprios, oriundos da solidariedade da população local, que participa dos eventos promovidos para arrecadação de verba. Parte do investimento é resultado do último Show de Prêmios, realizado no dia 5 de abril.

Para a biomédica e chefe do laboratório, Fabiana Lutffala, os exames de sódio e potássio, que anteriormente estavam sendo encaminhados para um laboratório de apoio, ganharam agilidade na entrega dos resultados. Além disso, o equipamento é semiautomático, dispensa o uso de gás, o que o torna mais seguro.

“Além de ser de baixo custo, o analisador atenderá a demanda de exames da Santa Casa. Ganhamos em tempo, já que conseguimos resultados em até 5 minutos, e em segurança. Este aparelho substituiu o fotômetro que usávamos que era à base de gás”, explica a biomédica.

O analisador de íons calcula a dosagem de sódio e potássio no sangue. Dois minerais importantíssimos na contração muscular e frequência cardíaca. Ambos ajudam a equilibrar a quantidade de água no organismo. Com níveis alterados no sangue, podem causar cansaço, arritmias cardíacas e doenças renais.